Informativo Febre Amarela

A Prefeitura Municipal através da secretaria municipal de saúde informa:

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave causada por um vírus e transmitida por vetores “mosquitos” tanto em área urbana e rural.

As primeiras manifestações da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular e vômitos por cerca de 03 dias.

A infecção acomete quando uma pessoa que nunca tenha contraído a Febre Amarela ou tomado a vacina contra a doença é picado por um mosquito infectado.

A medida mais importante para a prevenção da Febre Amarela é a vacinação. A vacina é recomendada a todas as pessoas, principalmente as pessoas que irão viajar para região endêmica que não tenha tomado a vacina. Campos Altos não é uma região endêmica.

Além disso a vacinação de Febre Amarela faz parte do calendário nacional de imunização que é de uma dose aos 09 meses de idade e um reforço aos 04 anos. E para os indivíduos a partir de 05 anos que receberam uma dose antes de completar 05 anos é necessário administrar uma dose de reforço. Já as pessoas que nunca foram vacinadas são necessárias administrar a 1.ª dose da vacina e um reforço após 10 anos. Os indivíduos que já receberam a 2.ª dose ao longo da vida são considerados vacinados.

Pessoas com 60 anos ou mais que nunca foram vacinados, ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o beneficio desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa etária ou decorrente de comorbidades.
Com o proposito de aumentar a sensibilidade e a importância da vigilância da Febre Amarela orientamos a população a procurem a Vigilância Epidemiológica caso localizem primatas “macacos e micos” mortos na zona rural e a eliminação de criadouros “Aedes Aegypti” na zona urbana.

Por conta dos números expressivos de casos notificados em Minas Gerais, o Ministério da Saúde orienta quem for viajar para regiões endêmicas que procurem a unidade de saúde para verificar sua situação vacinal.

Qualquer dúvida ligue (37) 3426-9152