Enfermeiras passam por treinamento de capacitação para atendimento no Carnaval 2017

0
2185

 

Na terça-feira 21 de fevereiro, dezesseis enfermeiras da rede de saúde do município, passaram por treinamento de capacitação para a utilização do Desfibrilador (DEA) durante o período do Carnaval 2017 que acontece de 25 à 28 de Fevereiro, em quatro noites e duas matinês.

Agora as enfermeiras estão ainda mais aptas a prestarem um atendimento rápido a possíveis vítimas.

Mais a preocupação não é só no período de carnaval.

Confira as dicas de saúde da coordenadora de atenção básica do município de Campos Altos, Daniela Melo.

Parada cardiorrespiratória/morte súbita

No Brasil, ocorrem 160 mil mortes súbitas por ano.

Essa causa de morte é mais frequente depois dos 40 anos de idade. A reação das pessoas que presenciam um fato como esse, em geral, é de perplexidade. Algumas saem correndo e gritando sem saber como socorrer o doente; outras tentam colocá-lo num automóvel para buscar socorro num hospital. Entre todas, essa é a pior medida que poderemos tomar porque, segundo os médicos especialistas, estaremos provavelmente transportando um cadáver, uma vez que em 5 minutos, 50% dos indivíduos com parada cardíaca morrem. A partir daí, 10% morrem a cada minuto que passa, portanto, em dez minutos, estarão todos mortos.

Em vista disso, é absolutamente fundamental saber como se deve agir quando alguém por perto sofreu uma parada cardíaca. Tomar as medidas corretas nos primeiros minutos pode salvar a vida de muitos pacientes.

Se a pessoa não foi vítima de trauma e teve uma parada cardíaca súbita, deve-se estender seu pescoço puxando o queixo para trás para fazer com que o fluxo de ar volte para a traqueia. Coloca-se, então, o rosto perto do nariz e da boca do paciente e observa-se se há movimento respiratório no tórax. Não havendo sinais de respiração, deve-se iniciar a respiração boca a boca. Tapa-se o nariz do doente para que o ar não saia por ali, e insufla-se duas vezes ar em sua boca.

Em seguida, com as mãos espalmadas e trançadas para dar mais peso, pressiona-se 15 vezes o tórax exatamente no meio de uma linha imaginária traçada entre os dois mamilos.

O massageador não deve fazer força com os braços e com as mãos para não chegar à exaustão rapidamente. Deve jogar a força de seu corpo sobre o tórax do paciente num movimento rítmico. A técnica da boa massagem independe do peso corpóreo do massageador. É importante ressaltar que a massagem cardíaca tem de ser mantida até a chegada do desfibrilador ou do serviço de emergência.

OBS: Na verdade, 86% das paradas cardíacas ocorrem nos próprios lares das vítimas, e mais de 50% dos casos são assistidos por um adolescente ou por uma criança sem nenhum adulto por perto. Os 14% restantes, um número também muito grande, ocorrem em vias públicas ou em lugares de grande concentração de pessoas como shopping centers, estádios desportivos, aeroportos, dentro de aviões, cadeias públicas.

Ainda a respeito do carnaval deste ano, contaremos com a presença dos brigadistas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e de seguranças contratados pela Prefeitura além da presença da equipe de saúde, que prestara total apoio as pessoas no centro da cidade, local do evento.

Toda a segurança será disponibilizada para que a folia aconteça na maior paz e harmonia.

O Carnaval 2017 será na Praça Benedito Valadares (Via Pública). A expectativa é de bom público prestigiando o maior e mais tradicional Carnaval de Rua da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.