Secretaria de Saúde realiza VIII Conferência Municipal de Saúde.

0
1703

Na sexta-feira dia 28 de julho aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz a VIII Conferência Municipal de Saúde. Realizada pela Secretaria de saúde, Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos Altos. A conferência é realizada a cada quatro anos no município, funcionando como forma de controle social. “O Conselho Municipal de Saúde tem a responsabilidade de fiscalizar o andamento da saúde na cidade, nesse ponto, a Conferência Municipal de Saúde é um instrumento importante, que ajuda a desenvolver esta função com a participação de todos.” disse Janete Elias Borges, Secretária Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal de saúde deste ano teve como tema: Prevenção, Direitos e Deveres nas Perspectivas do SUS. A Conferência como o próprio nome sugere, permite que a sociedade possa “conferir” o trabalho que vem sendo desenvolvido na área da saúde, detectando se tudo está ou não sendo desenvolvido conforme o planejamento estabelecido. Foi contabilizada a participação de 150 pessoas, entre população, autoridades e equipe da prefeitura municipal.

Foram debatidas dezenas de propostas para uma melhor politica na área de saúde, que inclusive serão implantadas no plano municipal de saúde. O prefeito Paulo Almeida acompanhou atentamente o desenrolar da conferência e também falou da importância do acontecimento para Campos Altos “A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Campos Altos, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde está em primeiro lugar e com certeza é nosso principal compromisso”. Afirmou o prefeito de Campos Altos.

Todas as conferências são abertas ao público, que participam com sugestões. No entanto, apenas os delegados titulares – eleitos em assembleia – tem direito a votarem diretrizes, bem como eleger os delegados para a conferência estadual e confirmarem ou não as propostas que foram oferecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.