Campos Altos: Censo agropecuário começa em outubro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai fazer a partir de 1º de outubro – até 28 de fevereiro de 2018 – o Censo Agropecuário 2017. Durante cinco meses serão aplicados mais de cinco milhões de questionários em todo o País.   O questionário do IBGE vai apurar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018. O Censo vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que coletará anualmente dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

A prefeitura municipal de Campos Altos se colocou a disposição para apoiar os recenseadores para que eles realizem um trabalho de excelência.

O projeto do censo agropecuário foi apresentado para a equipe da prefeitura municipal, pela Coordenadora da sub área do IBGE, Lorena Carla da Silva. A reunião contou com membros do IBGE, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), membros da EMATER-MG, membros do IMA, bem como membros da prefeitura de Campos Altos.

Serão contratados cerca de 26 mil trabalhadores temporários em mais de 4 mil municípios para a coleta dos dados que vai durar cinco meses.