Secretaria de Saúde Realiza Capacitação dos Profissionais – Saúde do Trabalhador –

Aconteceu no dia 19 de Fevereiro as 13:30, em Campos Altos, a capacitação para os profissionais de Saúde do município. A  Capacitação abordou vários temas relacionados à SAUDE DO TRABALHADOR.  A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Referencia Técnica da Saúde do trabalhador Kátia Medeiros dos Santos, nos informou que o Evento teve como público alvo, os profissionais de saúde,   Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeuta e Serviços Gerais. A Capacitação foi ministrada pela Coordenadora do CERETS Araxá Flávia F. Almeida e Erica Pinto Enfermeira do trabalho.

A palestrante Flavia deu inicio falando da importância dos profissionais da Saúde estar realizando o Atendimento adequado, com objetivo o desenvolvimento da atenção integral a saúde do trabalhador, visando à promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores. Desta forma reduzindo a morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividades para seu próprio sustento e ou de seus dependentes, qualquer que seja a forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formal e informal da economia.

Entende-se por saúde do trabalhador, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

CEREST- Regional Araxá

• Unidade regional especializada no atendimento à S.T.
  • Microrregional
  • Equipe multidisciplinar, que visa atendimento humanizado e integral aos trabalhadores;
  • Fonte geradora de conhecimento, com condições de indicar se as doenças ou os sintomas daqueles atendidos estão relacionados com as atividades laborais.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Araxá é uma unidade regional do SUS. O CERET não é porta de entrada, o atendimento inicia do Trabalhador, este deve primeiramente ter passado para os PSFs, onde será encaminhado para a saúde do Trabalhador do Município, onde será feita uma triagem. Após a Triagem é avaliado, se necessário e encaminhado para o atendimento do CEREST/Regional de Ará-MG.

A palestrante Erica também falou das Intoxicações Exogenas, doenças adquiridas do decorrer do trabalho. Alem disso foi orientado aos cuidados que os profissioais tem que ter durante os procedimetos invasivos como o uso de EPI ( Equipamentos de proteção Individuais).  Como Devem ser desprezados as agulhas, assim evitando o profissional serviços gerais ter um acidente de trabalho.  Foi orientado a eles tambem como devem pegar os lixos, assim evitando o Acidente.

Como Municipio tem cultivo do Café, foi alertado ao uso dos Agrotoxicos, produtos quimicos usados nas lavouras, na pecuaria e mesmo ambiente domestico, uso adequado de EPI.

Prevenir e a Solução!!!

“Prevenir tem a ver com a eliminação das causas dos problemas e com conforto do trabalhador”.

Kátia Medeiros dos Santos

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e R. T Saúde do trabalhador