Prefeitura Municipal de Campos Altos Intensifica Ações de Combate a DENGUE.

Os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti aumentam em decorrência da elevação de focos causada por água parada. Para que isso não aconteça, a Prefeitura Municipal de Campos Altos através da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância Ambiental, alerta os munícipes sobre a importância de cada um no combate ao transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A participação da população é essencial e deve ser estimulada com atitudes simples.

A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes.

“O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e caixa d’água mal vedada”. Destacou Jefferson Turola, responsável pelo setor de Vigilância Ambiental de Campos Altos.

SEGUEM ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO PARA A POPULAÇÃO:

Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

Lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.

CAMIONETE DO FUMACÊ PASSARÁ PELAS RUAS DA CIDADE:

Para continuar intensificando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura Municipal aumentou o número de agentes de endemias que passam pelas casas para a fiscalização de locais que acumulam água. Outra ação bastante eficaz tomada por parte da prefeitura, foi à colocação da Camionete do Fumacê para percorrer as ruas do município; É de suma importância que ao perceber a chegada da Camionete, que a população abra as portas e janelas para uma maior fixação do produto lançado. O coordenador do Setor Ambiental, Jefferson Turola ressaltou que este trabalho tem como objetivo combater o mosquito da dengue em fase adulta, mas o importante é que a população se conscientize na eliminação do foco do Aedes Aegypti. “Por isso é fundamental que os moradores não deixem recipientes que possam acumular água, assim, estamos evitando criadouros para novos mosquitos. O trabalho do Fumacê é uma ação momentânea, mas a preservação de locais sem água parada é mais eficaz para evitar a proliferação dos mosquitos”, disse. A Camionete do Fumacê Passará pelas ruas de Campos Altos do dia 14 de Maio até o dia 15 de Junho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE PASSAGEM DA CAMIONETE DO FUMACÊ PELAS RUAS DE CAMPOS ALTOS:

Dias Período da manhã Período da Tarde
2.ª Feira Campus Verdes Santa Tezinha e Osvaldo Alves Araújos