Prefeito Municipal e Secretário de Saúde participam de assinatura do novo acordo entre AMM e Governo de Minas garantirá R$ 6,7 bilhões para a área da saúde aos municípios mineiros.

Prefeito Paulo Almeida e Sec. de Saúde Elias Borges em Belo Horizonte.

O Chefe do Executivo Municipal, Paulo Almeida, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Elias Borges, foram até a Capital Belo Horizonte para acompanhar os centenas de prefeitos mineiros que marcaram presença na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para a formalização de mais um acordo histórico entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Governo do Estado, com a mediação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, para o pagamento da dívida da área da saúde aos municípios. São de R$ 6,7 bilhões de verbas retidas entre 2009 e 2020. Também assinaram o termo o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG). “Estamos aqui em Belo Horizonte para presenciar este importante acordo entre AMM e Governo de Minas, a área da saúde merece este cuidado e esta atenção”. Destaca o Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida.

O pacto celebrado beneficiará os 853 municípios do Estado.  Pelo acordo, o Estado de Minas Gerais se compromete a quitar a dívida de R$ 6.760.801.460,21, relacionada a repasses obrigatórios e voluntários para o sistema de saúde. “Estivemos em BH aos 28 dias do mês de outubro de 2021 para a assinatura do acordo da dívida da saúde de quase R$ 7 bilhões, onde será pago em parcelas. Na oportunidade, estivemos na Assembleia Legislativa no intuito de solicitar recursos para o município de Campos Altos, junto a parlamentares, fomos ao Banco BDMG e ainda no IBGP, foi uma ótima oportunidade de buscarmos recursos e de aprendizado para o desenvolvimento do nosso trabalho na pasta da saúde.” Destaca Elias Borges, Secretário de Saúde.

Ainda em Belo Horizonte, o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde foram até a ALMG onde se encontraram com o Deputado Bosco e com Deputado Dr. Heli Tarkínio. Foram até o Banco BDMG para participar de uma reunião com o senhor Luiz Carlos e também foram a sede do IBGP para participar de uma reunião para cobrar a conclusão da Revisão do Plano de Cargos e Salários do funcionalismo público municipal. “Estamos prestes a concluir o Plano de Cargos e Salários para enviar para a apreciação da Câmara Municipal, este é mais um importante passo para o funcionalismo publico do município. Estamos avançando com as nossas intenções para Campos Altos.” Concluí o Chefe do Executivo Municipal.