Prefeitura de Campos Altos Inicia Campanha de Fumacê para Combater o Mosquito Transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Prefeito Paulo e equipe de combate a Dengue receberam o Fumacê no pátio da Prefeitura Municipla.

A Prefeitura Municipal de Campos Altos, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde do município e a Secretaria de Estado de Saúde, deu início à campanha de fumacê para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa visa proteger a população e reduzir os casos dessas enfermidades que, historicamente, representam um desafio para a saúde pública.

O fumacê será aplicado em toda a extensão da cidade, percorrendo ruas e bairros, com o intuito de atingir áreas de maior concentração do mosquito transmissor. Para garantir a eficácia da operação, é fundamental a colaboração dos moradores, seguindo as orientações de segurança e prevenção durante a passagem do veículo de aplicação.

O Prefeito Paulo Almeida ressaltou a importância da mobilização de toda a comunidade nessa iniciativa. “Estamos empenhados em combater o Aedes aegypti e proteger a saúde de nossos cidadãos. O fumacê é uma ferramenta crucial nesse esforço conjunto, mas é essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas preventivas em suas residências e contribuindo para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, declarou o prefeito ao Jornal Campos Altos.

Além disso, a Secretaria de Saúde recomenda que, durante a passagem do fumacê, os moradores abram portas e janelas para permitir a dispersão do inseticida, cubram adequadamente as gaiolas de pássaros e realizem a higienização dos recipientes de água e comida de seus animais de estimação. Essas medidas simples ajudam a proteger não apenas os humanos, mas também os animais domésticos contra os efeitos do inseticida.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Jeferson Turola Reis, reforçou que o fumacê é uma medida complementar às ações de prevenção já em andamento no município. “Estamos trabalhando de forma integrada para combater o Aedes aegypti em todas as frentes possíveis. O fumacê é uma estratégia importante, mas não substitui o cuidado constante e a conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito”, enfatizou Jeferson.

Com o apoio e a participação de todos, espera-se que a campanha de fumacê contribua significativamente para reduzir a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Campos Altos, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para toda a comunidade.