Prefeito Paulo Almeida e Secretário de Saúde Elias Rodrigues Impulsionam Demandas na Mobilização em Brasília promovida pela CNM.

Prefeito esteve em Brasília acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Elias Rodrigues.

O Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida, e o Secretário Municipal de Saúde, Elias Rodrigues, desempenharam um papel ativo e determinante na Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM em Brasília nos dias 03 e 04 de outubro. O evento reuniu aproximadamente 3 mil prefeitos, todos unidos na busca de soluções para a grave crise enfrentada pelos Municípios, agravada pelas recentes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Estamos aqui representando nosso município e tantos outros que enfrentam desafios diários. A crise vai além dos números, impacta diretamente a vida dos cidadãos, e é crucial buscarmos soluções efetivas”, destacou o Prefeito Paulo Almeida.

Durante a mobilização, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, enfatizou a complexidade da situação. “A crise não é conjuntural, não é apenas do FPM; ela é estrutural e resulta de uma soma de questões que nos levaram a este ponto crítico”, ressaltou. Ziulkoski propôs aos prefeitos a votação sobre a realização de uma visita ao Palácio do Planalto ou convidar representantes do Executivo para uma audiência, reconhecendo a importância de uma agenda efetiva para abordar as necessidades municipais.

Nesse contexto desafiador, o Prefeito Paulo Almeida afirmou: “É fundamental que unamos esforços e busquemos diálogo direto com o governo federal. Estamos enfrentando dificuldades reais em áreas cruciais como Saúde, Educação e Assistência Social, e é imperativo que nossas vozes sejam ouvidas para que medidas eficazes sejam tomadas.”

O Secretário Municipal de Saúde, Elias Rodrigues, complementou: “Precisamos de ações concretas que atendam às necessidades da população. A saúde municipal está sob pressão, e é essencial que as políticas públicas se alinhem com as reais demandas de nosso povo.”

Num avanço significativo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, após a pressão dos Municípios, a recomposição das perdas do FPM nos meses de julho, agosto e setembro. Essa conquista, resultado da Mobilização Municipalista, foi ressaltada como uma medida essencial para enfrentar os desafios impostos pela crise estrutural em todo o país.

“Esta vitória é um passo importante, mas nosso compromisso continua. A luta por recursos e políticas que verdadeiramente beneficiem nossas comunidades é constante”, concluiu o Prefeito Paulo Almeida. O requerimento de urgência para apreciação no Plenário também foi aprovado pela CCJ, sinalizando uma resposta ágil e efetiva às demandas municipais.

Além disso, é digno de nota que o Prefeito e o Secretário se encontraram com o Deputado Federal Domingos Sávio, majoritário em Campos Altos. O Deputado reafirmou seu compromisso em destinar mais recursos para o município e parabenizou Campos Altos pelos seus 79 anos de emancipação política. Essa interação fortalece a parceria em prol do desenvolvimento local.