COPASA e Prefeitura Municipal de Campos Altos dão início a mais uma etapa do Pró Mananciais.

0
1612
Coletivo local já realizou 8.371 metros de cercamento no Córrego Engenho da Serra e manutenções em 36 bolsões na fazenda barreiro.

Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA conta com o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais -que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos, em Campos Altos, nas bacias hidrográficas de captação de água para a comunidade está cada vez mais fortalecido. Isto tudo, graças as ações do Programa Pró-Mananciais, implementado no município de Campos Altos pela Copasa em 2018, formalizando um Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA, um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIA) – grupo formado no município e que tem participação em todas as etapas do desenvolvimento do Pro Mananciais – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações, tudo com amplo apoio da Prefeitura Municipal.

Nas primeiras etapas, o coletivo local, realizou no Córrego Engenho da Serra, 8.371 metros de cercamento das nascentes e mata ciliar valor de R$ 173.698,25 na propriedade de Sr. Antônio Eusébio, além de manutenção em 36 bolsões no valor de R$15.752,88 na fazenda barreiro.

AÇÕES PROMOVIDAS PELO COLETIVO LOCAL – COLMEIA CONTINUARÃO EM CAMPOS ALTOS

A ideia da prevenção e de antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas, desde a sua nascente até seu ponto de captação, além de estimular a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliam parcerias e a participação das instituições envolvidas, todas as decisões de ações serão deliberadas pelo coletivo, que recebe o nome de COLMEIA, que é o coletivo local de meio ambiente de Campos Altos. As reuniões serão trimestrais com os envolvidos no projeto para que o programa possa ser desenvolvido com transparência para a sociedade.

A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem a Equipe Socioambiental (ESA) da empresa, responsáveis pela condução do processo de implantação do Pró Mananciais consequentemente a formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios. Além da equipe do ESA, fazem parte do COLMEIA em Campos Altos representantes da Secretárias de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, EMATER-MG, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Rotary Clube, Sicoob e esse ano contará também com a participação da Câmara Municipal, todos interessados em contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográfica que abastece de água o município de Campos Altos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.