Prefeitura Municipal promove 4º etapa de castração animal gratuita para população de Campos Altos.

Prefeito de Campos Altos também acompanhou a Castração Animal ao lado da Vereadora Elquy.

A Prefeitura de Campos Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância em Saúde/Ambiental promoveu nos dias 03, 04 e 05 de dezembro a quarta etapa da Castração de Cães e Gatos. A Administração Municipal construiu um canil para dar mais dignidade aos animais e vem tratando a questão com a seriedade que ela merece. O Executivo ainda atende a um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado com o Ministério Público. Nas quatro etapas promovidas 611 animais entre cães e gatos foram castrados de forma gratuita, sendo 71 animais na primeira etapa, 138 animais na segunda etapa, 186 animais na terceira etapa e 216 animais na etapa promovida de 03 a 05 de dezembro. O setor de Vigilância em Saúde ambiental ainda explica que na quarta etapa 23 pessoas que se inscreveram não compareceram, e que essa atitude atrapalha o andamento das ações com aqueles que de fato necessitam castrar os seus animais. “Muitas pessoas agendam seus animais para a castração e não comparecem, além de prejudicar os trabalhos, acabam atrapalhando outras pessoas que poderiam ser beneficiadas”, explica Jeferson Turola, Coordenador de Vigilância em Saúde/Ambiental.

A equipe responsável pelos procedimentos cirúrgicos faz parte da Sociedade Ubaense de Proteção Animal – SUPA, da cidade de Ubá/MG. A castração ajuda na redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva. Além disso, a castração reduz o número de animais nas ruas, problema recorrente em nosso município e que está sendo sanado pelo Executivo Municipal. “Gostaria de agradecer o empenho de toda equipe da Prefeitura envolvida neste processo de castração dos animais e assim queremos controlar a super população animal em nosso município. Esperamos realizar novas etapas e contar com a colaboração de toda população realizando a castração dos animais de forma gratuita”, finalizou o Prefeito de Campos Altos, Paulo Almeida.