Castramóvel: Campos Altos Inova na Saúde Animal com Unidade Móvel de Esterilização.

Unidade do Castramóvel já está em Campos Altos.

A Administração Municipal de Campos Altos comemora um feito notável com a conclusão e prontidão do Castramóvel, uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde. Este avanço representou um investimento total de R$ 183.900,00, obtido através de um financiamento do Ministério do Meio Ambiente, com a imprescindível colaboração do ex-deputado federal Franco Cartafina, em resposta ao pedido do dedicado cidadão Camposaltense, Gustavo Turola.

O Prefeito Paulo Almeida compartilhou sua satisfação, destacando: “Esta aquisição é de uma importância gigantesca para o nosso município. Estamos muito felizes com essa conquista. Lutamos e investimos muito no controle da super população animal em Campos Altos, cumprindo assim com o compromisso de cuidar dos animais.”

A UMEES inicia suas atividades com a esterilização de cães e gatos do Canil Municipal e encontrado nas vias públicas, com planos de expansão para atender animais de estimação da população. Essa iniciativa reforça o compromisso do município com a prevenção de zoonoses e o bem-estar animal, representando um avanço significativo nas condições de saúde para cidadãos e animais.

O Castramóvel consolida a política municipal, alinhada com a legislação vigente, e promete impactar positivamente a comunidade a curto e longo prazo. Anteriormente, o serviço de castração, realizado em colaboração com o CIMPLA, já demonstrou sucesso, com 748 cães e 287 gatos castrados desde julho de 2021. Para obter mais informações sobre a castração, o Setor de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde está à disposição pelo telefone (37) 3426-9102.