COPASA e Prefeitura Municipal de Campos Altos dão início a mais uma etapa do Pró Mananciais.

Coletivo local já realizou 8.371 metros de cercamento no Córrego Engenho da Serra e manutenções em 36 bolsões na fazenda barreiro.

Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA conta com o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais -que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos, em Campos Altos, nas bacias hidrográficas de captação de água para a comunidade está cada vez mais fortalecido. Isto tudo, graças as ações do Programa Pró-Mananciais, implementado no município de Campos Altos pela Copasa em 2018, formalizando um Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA, um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIA) – grupo formado no município e que tem participação em todas as etapas do desenvolvimento do Pro Mananciais – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações, tudo com amplo apoio da Prefeitura Municipal.

Nas primeiras etapas, o coletivo local, realizou no Córrego Engenho da Serra, 8.371 metros de cercamento das nascentes e mata ciliar valor de R$ 173.698,25 na propriedade de Sr. Antônio Eusébio, além de manutenção em 36 bolsões no valor de R$15.752,88 na fazenda barreiro.

AÇÕES PROMOVIDAS PELO COLETIVO LOCAL – COLMEIA CONTINUARÃO EM CAMPOS ALTOS

A ideia da prevenção e de antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas, desde a sua nascente até seu ponto de captação, além de estimular a proatividade, a responsabilidade social, a criatividade e o protagonismo a partir da formação de agentes locais transformadores, num trabalho integrado às políticas públicas locais, ampliam parcerias e a participação das instituições envolvidas, todas as decisões de ações serão deliberadas pelo coletivo, que recebe o nome de COLMEIA, que é o coletivo local de meio ambiente de Campos Altos. As reuniões serão trimestrais com os envolvidos no projeto para que o programa possa ser desenvolvido com transparência para a sociedade.

A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem a Equipe Socioambiental (ESA) da empresa, responsáveis pela condução do processo de implantação do Pró Mananciais consequentemente a formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios. Além da equipe do ESA, fazem parte do COLMEIA em Campos Altos representantes da Secretárias de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, EMATER-MG, Instituto Estadual de Florestas – IEF, Rotary Clube, Sicoob e esse ano contará também com a participação da Câmara Municipal, todos interessados em contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográfica que abastece de água o município de Campos Altos.