Enfermeiras passam por treinamento de capacitação para atendimento no Carnaval 2017

0
1343

 

Na terça-feira 21 de fevereiro, dezesseis enfermeiras da rede de saúde do município, passaram por treinamento de capacitação para a utilização do Desfibrilador (DEA) durante o período do Carnaval 2017 que acontece de 25 à 28 de Fevereiro, em quatro noites e duas matinês.

Agora as enfermeiras estão ainda mais aptas a prestarem um atendimento rápido a possíveis vítimas.

Mais a preocupação não é só no período de carnaval.

Confira as dicas de saúde da coordenadora de atenção básica do município de Campos Altos, Daniela Melo.

Parada cardiorrespiratória/morte súbita

No Brasil, ocorrem 160 mil mortes súbitas por ano.

Essa causa de morte é mais frequente depois dos 40 anos de idade. A reação das pessoas que presenciam um fato como esse, em geral, é de perplexidade. Algumas saem correndo e gritando sem saber como socorrer o doente; outras tentam colocá-lo num automóvel para buscar socorro num hospital. Entre todas, essa é a pior medida que poderemos tomar porque, segundo os médicos especialistas, estaremos provavelmente transportando um cadáver, uma vez que em 5 minutos, 50% dos indivíduos com parada cardíaca morrem. A partir daí, 10% morrem a cada minuto que passa, portanto, em dez minutos, estarão todos mortos.

Em vista disso, é absolutamente fundamental saber como se deve agir quando alguém por perto sofreu uma parada cardíaca. Tomar as medidas corretas nos primeiros minutos pode salvar a vida de muitos pacientes.

Se a pessoa não foi vítima de trauma e teve uma parada cardíaca súbita, deve-se estender seu pescoço puxando o queixo para trás para fazer com que o fluxo de ar volte para a traqueia. Coloca-se, então, o rosto perto do nariz e da boca do paciente e observa-se se há movimento respiratório no tórax. Não havendo sinais de respiração, deve-se iniciar a respiração boca a boca. Tapa-se o nariz do doente para que o ar não saia por ali, e insufla-se duas vezes ar em sua boca.

Em seguida, com as mãos espalmadas e trançadas para dar mais peso, pressiona-se 15 vezes o tórax exatamente no meio de uma linha imaginária traçada entre os dois mamilos.

O massageador não deve fazer força com os braços e com as mãos para não chegar à exaustão rapidamente. Deve jogar a força de seu corpo sobre o tórax do paciente num movimento rítmico. A técnica da boa massagem independe do peso corpóreo do massageador. É importante ressaltar que a massagem cardíaca tem de ser mantida até a chegada do desfibrilador ou do serviço de emergência.

OBS: Na verdade, 86% das paradas cardíacas ocorrem nos próprios lares das vítimas, e mais de 50% dos casos são assistidos por um adolescente ou por uma criança sem nenhum adulto por perto. Os 14% restantes, um número também muito grande, ocorrem em vias públicas ou em lugares de grande concentração de pessoas como shopping centers, estádios desportivos, aeroportos, dentro de aviões, cadeias públicas.

Ainda a respeito do carnaval deste ano, contaremos com a presença dos brigadistas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e de seguranças contratados pela Prefeitura além da presença da equipe de saúde, que prestara total apoio as pessoas no centro da cidade, local do evento.

Toda a segurança será disponibilizada para que a folia aconteça na maior paz e harmonia.

O Carnaval 2017 será na Praça Benedito Valadares (Via Pública). A expectativa é de bom público prestigiando o maior e mais tradicional Carnaval de Rua da região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.