Prefeitura Municipal realiza mais uma etapa de Castração Animal em Campos Altos

Animais ficam de repouso e são registrados com marca na orelha

A Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria de Saúde, setor de Vigilância em Saúde Ambiental, atendendo ao compromisso e interesse desta administração e ainda atendendo a um Termo de Ajuste de Conduta – TAC, realizou duas etapas de Castração Animal de Cães e Gatos no município, sendo a primeira realização no dia 30 de julho e a segunda etapa realizada em dois dias, nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro. Nas duas etapas 210 animais (Macho e fêmea) foram castrados, sendo 52 gatos e 158 cães. Todos os animais castrados recebem uma marca (tatuagem) na orelha para identificação do animal. A ação acontece em parceria com a SUPA – Sociedade Ubaense de Proteção Animal. “Agradeço imensamente ao Secretário de Saúde Elias Borges, bem como todos os envolvidos que de uma forma ou de outra contribui para a castração, em especial agradeço ainda ao Coordenador de Vigilância Ambiental, Jeferson Turola e equipe pelo belíssimo trabalho realizado frente ao Canil Municipal e nessas castrações, que já se mostraram muito eficientes. Esperamos realizar mais etapas e continuar cuidando dos nossos animais e da super população dos mesmos em Campos Altos.” Destaca Paulo Almeida, Prefeito Municipal.

Atualmente, a castração se mostra como um procedimento benéfico para a saúde dos cães e gatos e que impede a sua reprodução descontrolada e é a prática recomendada para o controle populacional e de zoonoses. Além disso, castrar possui uma série de benefícios para a saúde dos cães, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas. Em breve, a Prefeitura de Campos Altos espera anunciar mais etapas e continuar castrando os animais no município.